Rumo a cidadania

Após eu receber a Karta Polaka, que foi algo que sonhei e deu certo após ter a sorte de encontrar todos documentos necessários, comecei a me preparar para retirar a cidadania. E com a Karta Polaka isso fica mais fácil, e o caminho mais curto hoje é: Karta Polaka -> Residencia Permanente -> Passaporte.

Assim que botei as mãos nas kartas polakas, minha de da Sofia, comecei o processo para retirar a residência permanente. Processo demorou 2 meses, e mais uns 5 para imprimirem o documento. Então agora (faz uns meses ja), temos residência permanente.

A data de validade é do “plástico”, e a renovação é necessária para troca de foto e não é feito o processo todo do zero, como na residência temporária (que hoje tá durando em média 1 ano e meio).

Ok, tendo isso, a condição para pedir cidadania, é 1 ano de residência permanente obtida via karta polaka e certificado B1 de Polonês.

Para o B1, me preparei com um curso especifico entre Novembro/2022 e Janeiro/2023… mesmo assim fazer a prova foi difícil e não tinha muita certeza se eu iria passar. Enfim, a prova foi em Fevereiro, depois fomos ao Brasil para um mês por lá, voltamos e no final de abril saiu o resultado:

Com muito orgulho, passei.

Agora, está tudo pronto, só esperar o momento para dar entrada na cidadania. Para quem não tem Karta Polaka o processo é o mesmo, mas tem que aguardar 3 anos com a residência permanente da para dar entrada na cidadania.

Deixe um comentário